Curso de Desenvolvedor de Games


Objetivo do Curso

Neste curso a Athos promete realizar o sonho de muitos alunos que desejam entrar no ramo de desenvolvimento de games, apresentando técnicas de modelagem criação de textura, desenvolvimento de mapas, criação de roteiros e storyboards, além de criação de trilhas sonoras. Na área de design o curso irá preparar o aluno na capacitação e especialização em processos de criação, desenvolvimento de layouts, padronização visual, criação de desenhos vetoriais, edição de imagens e animação, para páginas na web e projetos relacionados da área.


Área de atuação

Este profissional poderá atuar em agências e empresas de comunicação, publicidade, marketing, gráficas, produtoras, escritórios, estúdios e até mesmo como autônomo.


Matriz Curricular

Lógica de programação

  • Vida real – processos de programação
  • Tomada de decisões do sistema
  • Conhecer a ferramenta Looping
  • Linguagens de programação
  • Pseudocódigo
  • Testes de mesa
  • Diagramas de bloco
  • Tipos de dados
  • Constantes e variáveis
  • Operadores aritméticos, relacionais e lógicos
  • Comando de Decisão SE
  • Comando de Decisão CASE
  • Comando de Repetição
  • Comando de Repetição FOR
  • Comando de Repetição WHILE
  • Entendendo a programação orientada a objetos
  • Microsoft small basic
  • Estruturas de decisão e repetição na prática
  • Criando e usando sub-rotinas
  • Trabalhando com códigos avançados
  • Atividades avançadas no small basic

Minecraft

  • Entendendo a estrutura do jogo
  • Circuitos lógicos com redstone - parte I
  • Iniciando um mapa no modo criativo
  • Comandos
  • Circuitos lógicos com redstone - parte II
  • Circuitos lógicos com redstone - parte III
  • programação com python
  • API e servidor spigot para minecraft e python
  • Python IDLE
  • Princípios de programação – variáveis
  • Encontrando erros no código
  • Booleanos e condicionais
  • Estruturas de repetição
  • Funções
  • Criando e buscando elementos de listas
  • Criando e acessando uma matriz
  • Minigame

Pixel Art

  • Entender o que é pixel art
  • Entender a relação entre pixel e resoluções de tela
  • Compreender sobre as cores dos pixels
  • Compreender as cores dos pixels
  • Utilizar a ferramenta Pixilart
  • Utilizar as ferramentas: quadrado, lápis e borracha
  • Entender o que são camadas
  • Aprender a inserir um texto
  • Inserir forma
  • Inserir brilho e sombra
  • Adicionar efeito de iluminação
  • Iniciar a criação de um cenário do tipo arte conceitual
  • Preparar o conjunto de cores
  • Desenhar o fundo do cenário

Kodu Game Lab

  • Entender o que é o Kodu game lab
  • Planejando o seu jogo no Kodu
  • Conhecer os objetos do Kodu
  • Trabalhar com a ferramenta de trajetos
  • Conhecer a ferramenta pincel de terreno
  • Aprender como criar montanhas, vales e morros
  • Criar água
  • Programar os movimentos do Kodu, por meio das setas do teclado
  • Programar a agilidade do movimento e o ulo do objeto
  • Compreender o que é indentação
  • Cycle e maçãs
  • Programar a pontuação do jogo
  • Criar o adversário para o jogo
  • Adicionar cor ao personagem
  • Conhecer linhas de códigos para explodir o personagem

Desenvolvimento de games

  • Conhecer os principais gêneros de jogos
  • A história do videogame e o mercado de trabalho
  • Comportamentos e eventos
  • Criando o primeiro game
  • Aprender e configurar eventos
  • Salvar na nuvem
  • Criar os tiros da nave
  • Adicionar comportamento no objeto
  • Adicionar eventos nos disparos
  • Criar os asteroides
  • Sistema cartesiano
  • Sistema de coordenadas de engines
  • Entender o que é colisão em jogos
  • Criar variável global
  • Reiniciando a partida
  • Criar efeitos sonoros
  • Importar arquivos WAV para o projeto
  • Configurar as animações do jogador
  • Aplicar o espelhamento no jogador
  • Definir o surgimento do jogador no game
  • condição de “ataque” e de “defesa”
  • Conhecer a Inteligência Artificial
  • Preparar o cenário do jogo
  • Criar um inimigo para o jogo
  • Aprender sobre colisões em combates físicos
  • Ajustar a rota do inimigo
  • Determinar a ação do inimigo
  • Compreender o conceito de CSS
  • Inserir PowerUps no projeto
  • Trabalhar com comportamentos (Plataforma; Física; Sólido; Senóide.)
  • Criar sistema de HUD
  • Criação de partículas
  • Criar o layout do menu do jogo
  • Adicionar os últimos detalhes do Menu
  • Os níveis do game
  • Adicionar efeitos sonoros e músicas
  • Ajustar os últimos detalhes do jogo
  • Exportar o projeto

Desenvolvimento de Games - 3D Módulo I e II

  • Entender os que são jogos 3D
  • Conhecendo o mercado
  • Game engine
  • Baixar e instalar a Unreal Engine
  • Criando um projeto
  • Conhecer as três formas para adicionar um recurso na engine: Migração; Importação; Exportação
  • Manipulação de objetos 3D
  • Construir parte do ambiente do jogo
  • Aprender a aplicar os materiais e os modelos aos objetos
  • Aprender sobre iluminação
  • Blueprint: EventGraph e Construction Script
  • Adicionar movimentos ao jogador
  • Mapeamento
  • Ambiente diurno e noturno
  • Conceito de colisão e volumes
  • Área de colisão e adicionar eventos a ela
  • variável Dano
  • Armadilhas e obstáculos
  • Elementos de interface
  • Barra de progresso do jogador
  • Partículas na Unreal Engine
  • Músicas e efeitos sonoros
  • Criar animações
  • Evento para o final do jogo
  • Compreender o que é third person e inteligência artificial
  • "Assets (materiais)" de projeto
  • Configurar o ponto de partida do jogo
  • O recurso skeletal mesh e animações em 3D
  • Sistema de animação e movimentação
  • Componentes: camera; spring Arm
  • Mapeamento de teclas
  • Blueprint para o combate
  • Aprimorando o controle da AI
  • Configurações do gerador de inimigos (Spawn)
  • Configurações da barra de vida e de energia do jogador
  • Configurações do combate e interações entre jogador e inimigo
  • Avisos em game
  • Conhecer as plataformas de publicação